quinta-feira, 28 de abril de 2011

Um comentário:

  1. SÍNTESE:
    RESPEITO AS DIFERENÇAS RACIAIS E PLURALIDADE CULTURAL.
    A temática que diz respeito as diferenças raciais, e a pluralidade cultural está implicitamente relacionada ao conhecimento e a valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional. As desigualdades socioeconômicas e a crítica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira nos oferecem a possibilidade de reflexão, reconhecendo o Brasil como um país complexo, multifacetado e algumas vezes paradoxal.
    As diferentes culturas são produzidas pelos grupos sociais ao longo das suas histórias, na construção de suas formas de subsistência, na organização da vida social e política, nas suas relações com o meio e com outros grupos, na produção de conhecimento etc. As diferenças culturais é fruto da singularidade desses processos de cada grupo social.
    A desigualdade social é uma diferença de outra natureza: é produzida na relação de dominação e exploração socioeconômica e política gerando a discriminação racial, ou seja, as diferenças raciais. Ambas, desigualdade social e discriminação, geram “exclusão social”: impossibilita o acesso aos bens materiais e culturais produzidos pela sociedade e de participação na gestão coletiva do espaço que se diz “público” – pressuposto da democracia, privando-nos do direito a acessibilidade. Entretanto, apesar da discriminação, da injustiça e do preconceito que contradizem os princípios da dignidade, do respeito mútuo e da justiça, paradoxalmente o Brasil tem produzido a experiência de convívio, reelaborando as culturas de origem, construindo sua própria identidade.
    Cabe aqui ressaltar nossa práxis pedagógica que devemos trabalhar com nossos alunos. Devemos estar atentos para as políticas públicas, que as mesmas sejam voltadas para a construção da autonomia e protagonismos. Sabermos ouvir os anseios de mulheres, negros, índios e portadores de deficiências, garantindo-os a acessibilidade. Somos responsáveis em propiciar reflexões sobre diversidade e cultura da vida, amenizando tais diferenças sociais, históricas e culturais.
    E se tratando de prática pedagógica, nada melhor que a data comemorativa relevante para este mês, “ O Dia do Índio” onde nossa Escola buscou trabalhar em parceria com determinada aldeia indígena, trazendo indígenas para a Unidade Escolar, onde os mesmos através de palestras e experiências práticas interagiram com alunos e professores. Uma cultura diferenciada que está se perdendo ao longo da história,isso devido a ausência de políticas públicas, a discriminação racial, entre outras tantas questões.
    Reconhecermos as diferenças, os argumentos, os propósitos, a cultura e o plano de vida de outros grupos de pertencimento são fundamentais para nossa vida profissional e pessoal.
    Valorizar a diversidade cultural é atuar sobre os mecanismos de discriminação e exclusão, entraves à plenitude da cidadania para todos, e, portanto para toda nação.

    ResponderExcluir